Em dois dias de evento, especialistas nacionais e internacionais vão compartilhar experiências e aprendizados com empreendedores. Foto: divulgação

iFood Move traz grandes nomes para debater futuro do setor de alimentação

O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, velocista jamaicano e empreendedor multifacetado, será o destaque do primeiro dia do iFood Move 2025. Bolt compartilhará insights não apenas de sua renomada rede de restaurantes, Tracks & Records, mas também de seu portfólio global de iniciativas empresariais e parcerias de marca. Usain Bolt, está provando que sua velocidade vai além das pistas. O ex-atleta olímpico e hoje empresário global será o palestrante principal da sessão de encerramento do primeiro dia do iFood Move 2025, evento que se consolida este ano como maior encontro de restaurantes da América Latina que acontece nos dias 5 e 6 de agosto, no São Paulo Expo.
Quem é Usain Bolt

Volta de Bolt ao Brasil após quase uma década

Bolt retorna ao Brasil quase uma década após sua última visita. Há quinze anos, ele estabeleceu novos recordes nos 100 metros (concluindo em 9,58 segundos), 200 metros e no revezamento 4x100m. Ao longo de três Jogos Olímpicos, o velocista ganhou oito medalhas de ouro, incluindo sua participação no Rio de Janeiro durante as Olimpíadas de 2016.

Depois de solidificar seu nome como um ícone do esporte, o jamaicano se reinventou como empreendedor. “Desde que me aposentei do esporte profissional em 2017, tenho estado muito ocupado com meus empreendimentos empresariais e trabalhos de caridade. Estou ansioso para voltar ao Brasil em agosto para falar sobre minha carreira e vida no esporte e nos negócios.”

De recordista mundial a empresário: Bolt inspira 12 mil donos de restaurantes com sua trajetória

A rede Tracks & Records foi fundada em 2011 e agora opera em Kingston e Montego Bay. Esses locais trazem a cultura jamaicana à vida por meio de música, apresentações e culinária tradicional, criando uma experiência completa para os visitantes.

Além de fundar o Tracks & Records, Bolt expandiu sua marca por meio de diversos empreendimentos de alto destaque. Ao longo dos anos, ele firmou parcerias e colaborações em várias categorias, de automóveis a companhias aéreas, serviços financeiros a moda, champanhes e bebidas esportivas, e mantém parcerias globais de longa data com marcas icônicas. Ele também possui participação em uma equipe de e-sports, uma plataforma de fandom, negócios esportivos e imobiliários.

No palco principal do evento, Bolt compartilhará sua jornada empreendedora com aproximadamente 12 mil proprietários de restaurantes. Em uma conversa inédita, o ex-atleta revelará como fez a transição de uma lenda esportiva para um bem-sucedido empresário, discutindo os desafios enfrentados desde a fundação de seu primeiro restaurante até a expansão da marca, conectando sua história de recordes nas pistas à criação de empreendimentos globais. Bolt demonstra que aqueles que aceleram com propósito podem moldar seu próprio futuro.

Para Beatriz Pentagna, Diretora de Marketing para Restaurantes no iFood, a presença de Bolt no evento simboliza o reconhecimento que a empresa dedica aos seus parceiros, uma vez que o palestrante poderá compartilhar sua trajetória de sucesso à frente de uma grande rede de restaurantes, levando conhecimento e inspiração aos empreendedores de sucesso do setor.

“O iFood Move já ganhou espaço fixo no calendário da empresa, se consolidando como o principal evento e maior encontro de restaurantes da América Latina. Ele faz parte do posicionamento do iFood como parceiro estratégico de quem empreende no segmento, promovendo um espaço de troca de conhecimento, networking, inovação e oportunidades de negócio, reunindo as principais novidades e a discussão sobre o futuro do setor em um só lugar.

O Usain Bolt personifica esse momento em que ele consegue, contando sua trajetória, humanizar esse processo de busca por uma constante evolução, ao mesmo tempo que inspira com todas as vitórias alcançadas”.

Bia ainda reforça o compromisso do iFood Move com seus parceiros e grandes nomes do setor “Nós estamos sempre evoluindo para garantir essas vitórias aos nossos parceiros, o iFood Move é essencial para celebrarmos esses momentos e continuarmos construindo esse futuro em busca da excelência”conclui Bia.

Um evento para transformar o futuro dos restaurantes

Em uma edição ainda mais robusta, o iFood Move 2025 promete mais de 70 horas de conteúdo, com seis palcos simultâneos e mais de 100 palestrantes. Além do palco principal, o evento terá a “Academia de Delivery” expandida, que neste ano contará com dois palcos para aulas práticas. Além disso, também terá uma área de exposição de produtos e iniciativas do setor, como grandes nomes da indústria, para os empresários e uma premiação que reconhece o melhor serviço no delivery: o Prêmio iFood de Super Restaurantes.

Excelência no iFood Move 2025

O iFood Move 2025 também contará com outros grandes nomes que inspiram e compartilham conhecimentos do universo gastronômico, mas principalmente de suas histórias inspiradoras. Entre eles, está Boninho, um dos grandes nomes da TV Brasileira e célebre executivo deste universo.

Conhecido por programas líderes de audiência, falará sobre criatividade como forma de inovação e como transformar negócios em ícones de sucesso. Os participantes do iFood Move 2025 também vão contar com as ilustres presenças de Renata Lamarco, diretora de Marketing da Dengo; e João Diamante, premiado chef e fundador do projeto Diamantes na Cozinha.

Grandes nomes do food service e lideranças do iFood estarão no Move 2025

Outros nomes de alta relevância para o setor também estão confirmados: Fábio Medeiros, diretor de marketing da Baccio di Latte; e Fernanda Toscano, VP de tecnologia do grupo Zamp, detentora das marcas Burger King, Starbucks, Popeyes e Subway no Brasil. Também estarão no iFood Move 2025 as estudiosas sobre as tendências do delivery brasileiro Cristina Souza, CEO da consultoria Gouvêa Food Service; e Simone Galante, fundadora e CEO da Galunion consultoria, além de João Branco, ex-CMO do McDonald’s e Eduardo Gianni, CMO e sócio-fundador do Na Estrada.

Os executivos do iFood que novamente marcarão presença e trarão novidades ao público são Diego Barreto, presidente da empresa; Luana Ozemela, vice-presidente de Impacto e Sustentabilidade; Roberto Gandolfo, presidente de Marketplace; Bruno Henriques, presidente do iFood Pago.

Destaques do Primeiro Dia do iFood Move

Cerca de cinco mil pessoas frequentaram o São Paulo Expo para o primeiro dia da segunda edição do iFood Move, maior evento para donos de restaurantes da América Latina.

O primeiro dia de palestras nos palcos do iFood Move foi marcado pela palestra do ex-velocista jamaicano Usain Bolt, dono de oito medalhas olímpicas e onze medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais. Além disso, grandes nomes do setor alimentício debateram as tendências do food servisse.

Veja quais foram os principais destaques:

Construindo um Ecossistema Que Move o Brasil

Na abertura do iFood Move 2025, maior encontro de restaurantes da América Latina, o presidente do iFood, Diego Barreto, anunciou um novo ciclo de investimentos da empresa no Brasil. Até março de 2026, a companhia destinará R$ 17 bilhões à operação nacional, com foco em inovação, crédito, marketing e ações voltadas ao crescimento de restaurantes.

Desse total, R$ 6 bilhões serão direcionados exclusivamente à expansão dos estabelecimentos parceiros. “O iFood Move existe para falar de uma coisa: crescimento. Crescimento sustentável. É sobre isso que estamos comprometidos. Fazer o Brasil prosperar junto com os nossos parceiros”, disse Barreto a uma plateia de empreendedores no São Paulo Expo.

diego barreto ifood move

Tendências de Food Service

A CEO da Galunion, Simone Galante, foi a primeira palestrante do Palco Tendências e Experiência do Consumidor do iFood Move 2025. Na palestra Tendências de Food Service – o que vem por aí?, ela alertou sobre a importância de entender as novas tendências do mercado, até para saber utilizá-las de uma forma que se adequa ao contexto de cada empresa de food service. “Tendência tem direção, tem impulso de fato.

Tem consistência. Não é aquele vôo que apareceu e depois vai embora”, explicou a executiva, para depois alertar. “Tem que ter cuidado para usar tendências, porque elas podem ser boas para uns, mas não para outros, até porque as tendências têm contextos”.

simone galante 1 dia ifood move

As Três Frentes da Produtividade

No painel “As Três Frentes da Produtividade: Gestão, Tributação e Financeiro”, Marcio Holland, professor da FGV, e Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, discutiram os principais desafios que impactam a competitividade do setor de alimentação fora do lar, com mediação de Ricardo Ubrig, vice-presidente Comercial do iFood. O setor reúne mais de 1,5 milhão de CNPJs ativos e emprega cerca de 5 milhões de trabalhadores formais e informais em todo o país.

Entre os obstáculos enfrentados estão a sazonalidade da demanda, a concorrência direta intensa, e a complexidade da cadeia de fornecedores. Diante desse cenário, Solmucci defendeu a desoneração da folha de pagamento como prioridade, destacando seu papel na preservação de empregos e no estímulo à formalização. Holland endossou a proposta e acrescentou que investir na qualificação profissional é essencial para elevar a produtividade e garantir avanços de longo prazo no setor.

Fidelizar Para Crescer: Estratégias Reais dos PMEs no Salão e no Delivery

No painel “Fidelizar Para Crescer: Estratégias Reais dos PMEs no Dia a Dia do Salão e do Delivery”, Keid Keirly (fundadora da Tapiok Reis) e Filipe Mello (Diretor Executivo da Esfiha Imigrantes), contaram o que moldou a trajetória de sucesso das duas empresas.

No papo mediado pela Diretora de Experiência de Restaurante do iFood, Rayana Peled, Mello contou o porquê de ter abandonado a carreira como jogador de futebol antes dos 30 anos para seguir os passos da família e virar CEO da Esfiha Imigrantes. Keirly, por sua vez explicou os segredos de ter começado um negócio de R$ 400 reais em um faturamento mensal de R$ 50 mil.

Ele admitiu que o medo de ser demitida a impulsionou a arriscar esta nova empreitada. Foi um medo mesmo de perder emprego.Nunca tinha empreendido na vida. Estava como CLT em uma área de contabilidade. O medo me fez começar empreender, e dois anos depois estava pedindo as contas para focar 100% na tapiocaria”

Como Hospitalidade Pode Encantar Clientes

No painel “Como a Hospitalidade Pode Encantar Clientes e Impulsionar o Sucesso”, os chefs André Saburó (Taberna Japonesa Quina do Futuro) e Alessandra Montagne (Museu do Louvre) mostraram como o acolhimento pode ser um diferencial estratégico na gastronomia.

Com mediação de Beatriz Pentagna, diretora de Marketing B2B do iFood, a conversa destacou a hospitalidade como ferramenta para gerar conexão e fidelizar clientes. Alessandra Montagne, que construiu sua carreira na França, comparou os dois contextos e ressaltou que no Brasil a hospitalidade é algo natural, mas que, fora do país, é preciso treinar. “Na França, temos que ensinar até a sorrir”, afirmou.

Já André Saburó trouxe o conceito japonês de omotenashi, que representa a hospitalidade sincera, sem esperar nada em troca. “Precisamos antecipar as necessidades dos clientes, surpreender com gestos simples, ter gratidão. Isso muda completamente a forma como acolhemos as pessoas”, explicou. O chef também compartilhou ações de hospitalidade realizadas no delivery, em parceria com negócios locais de Recife, como forma de estender essa experiência para além do salão.

Luz, Câmera, Inovação: Como o Boninho se Mantém no Topo

No painel “Luz, Câmera, Inovação: Como o Boninho se Mantém no Topo da Audiência”, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho, compartilhou histórias e aprendizados de sua trajetória como um dos principais nomes do entretenimento brasileiro. Ao lado de Ana Gabriela Lopes, CMO do iFood, a conversa abordou como criatividade, escuta ativa do público e constante experimentação são ferramentas essenciais para se manter relevante em um cenário em constante transformação.

Boninho relembrou o início da carreira em diversas funções técnicas e destacou que a paixão, o estudo constante e a coragem de arriscar são ingredientes fundamentais da inovação. “Não dá para criar ficando parado. O gargalo faz parte, dá experiência”, afirmou. Para ele, liderar com escuta e colaboração também é indispensável: “É importante ser um chefe de porta aberta. Todo mundo tem que estar envolvido no processo, porque cada parte tem seu valor”.

ana gabi 1 dia ifood move

Diversificação Como Crescimento no Delivery

No painel Papila Deli: Como a Diversificação Virou Estratégia de Crescimento no Delivery, os cofundadores da Papila Deli, Antônio Mendes e Bruno Kormes, explicaram como utilizaram a diversificação do portfólio de produtos para aumentar as vendas no delivery. O painel realizado no palco Sucesso e Estratégia de Vendas aconteceu no primeiro dia do iFood Move 2025, que reuniu cerca de cinco mil participantes no São Paulo Expo 2025

Uma Nova Visão Sobre Marketing

No painel “Desmarketize-se”, João Branco propõe uma nova visão sobre o marketing. Ex-VP de Marketing, Professor e Conselheiro, ele explica a teoria desenvolvida no livro que escreveu com o mesmo nome.

Branco acredita que a experiência proporcionada ao consumidor é primordial. Para o professor, o cliente precisa ser a prioridade. “Você vende um negócio recorrente, pois a pessoa tem fome todo o dia. Cabe você entender quem é o seu cliente, quem é seu público. Seu mercado não vai pra onde a tecnologia vai, seu mercado vai pra onde o seu cliente vai”.

Importância da Sinergia Entre Plataformas

A sinergia entre plataformas digitais pode ser uma das chaves para ampliar o fluxo de consumidores, criar valor para os usuários e alavancar o crescimento de negócios em diferentes setores. O tema foi debatido no painel “Ecossistema que Leva ao Crescimento”, realizado nesta terça-feira (5), durante o iFood Move 2025, em São Paulo.

O encontro reuniu os CEOs de quatro empresas líderes em mobilidade, turismo, delivery e entretenimento – Uber, Decolar, Sympla e iFood – que hoje atuam como parceiras em iniciativas voltadas à oferta de serviços em conjunto e inteligência de dados.

ceos empresas ifood move

A Excelência de Usain Bolt

O ex-velocista jamaicano Usain Bolt foi a grande estrela do primeiro dia da segunda edição do iFood Move 2025, maior evento para donos de restaurantes da América Latina. No painel Consistência e Excelência: a Fórmula de Usain Bolt.

Como velocista, Usain Bolt conquistou oito medalhas olímpicas e 11 medalhas de ouro em Campeonatos Mundiais. O jamaicano também foi recordista dos 100 metros rasos, 200 metros e revezamento 4×100 m.

Aos 38 anos, Usain Bolt, que se aposentou em 2017, replica esta fórmula de sucesso como dono de uma rede de restaurantes na Jamaica chamada Usain Bolt Tracks and Records, além de investir em negócios imobiliários. Ele contou que planeja se aposentar completamente aos 45 anos.

usain bolt 1 dia ifood move

Segundo Dia de iFood Move

O iFood Move terá sequência nesta quarta-feira (6) com destaque para a palestra de Hugo Calderano, primeiro jogador das Américas a vencer a Copa do Mundo de Tênis de Mesa.

Calderano será entrevistado por Bárbara Coelho na palestra Excelência em Jogo. No papo com a jornalista da CazéTV, ele irá compartilhar como a paixão pelo Brasil e a coragem de desafiar o convencional ajudam a criar legados não só no esporte.

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Rede Brasil Inovador

Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

PIX

UNICRED

EINSTEIN