Comemoração ocorre no dia 06 de maio, nas instalações do hub; desde a fundação, o espaço acelerou mais de 100 startups. Foto: divulgação

Edenred e BNP Paribas celebram cinco anos do hub La Fabrique

A Edenred Brasil, plataforma digital líder para serviços e meios de pagamento, e o BNP Paribas, banco líder na União Europeia com presença em mais de 60 países, celebrarão o quinto aniversário do La Fabrique com um evento no dia 06 de maio, nas instalações do hub, na Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo. O encontro, que irá ocorrer a partir das 17h, reunirá colaboradores da BNP Paribas e Edenred, startups aceleradas e residentes, clientes das empresas, nomes relevantes do ecossistema de inovação e ESG para uma programação especial sobre estratégias futuras no campo da inovação e da sustentabilidade.

Desde sua fundação, em 2020, o La Fabrique tem se destacado como um centro de inovação que impulsiona a colaboração entre empresas e startups, oferecendo ferramentas para o desenvolvimento de projetos e acesso a uma rede global de networking. Ao longo desses cinco anos, o hub acelerou mais de 100 startups e organizou oito edições do seu programa de aceleração, o La Fabrique Boost. Além disso, mais de 30 eventos foram realizados no espaço, consolidando-o como um importante ponto de encontro para o ecossistema de inovação.

Para marcar essas importantes conquistas, o evento de comemoração contará com dois painéis de discussão. O primeiro deles abordará o tema “Presente: O papel do setor financeiro na inovação em sustentabilidade”, com a presença confirmada de Ricardo Mastroti, top voice no LinkedIn em ESG, do VP de novos negócios da Visa, Eduardo Abreu, do fundador e CIO do fama re.capital, Fabio Alperowitch e da CHRO & ESG, Diretora Executiva da BNP Paribas Cardif Brasil, Fernanda Campos, e mediado pela COO da Infinito Maré, Luciana Batista, que, inclusive, é uma das startups aceleradas pelo La Fabrique no ciclo atual. Já o segundo painel, “O Futuro é Regenerativo: Estratégias Sustentáveis para um Mundo em Transformação”, será conduzido pelo João Pedro Schmitz, da MJV, consultoria de inovação em negócios. A celebração contará, ainda, com a presença de Alexandra Mias, atual Cônsul Geral da França em São Paulo, e será encerrado com um coquetel.

“Celebrar cinco anos do La Fabrique é um momento de grande satisfação para a Edenred Brasil e para todo o ecossistema de inovação. Iniciativas como essa são fundamentais para fomentar novas ideias, impulsionar o crescimento de startups e gerar um impacto positivo na sociedade”, afirma Gilles Cocolli, presidente da Edenred Brasil. “Durante o evento, vamos destacar a importância da conexão entre inovação e sustentabilidade, um princípio que tem orientado nossa atuação, pois acreditamos que essa combinação gera benefícios significativos para toda a sociedade. Também incorporamos ao encontro o conceito ‘Acting for Impact’, já adotado pela Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP), com o qual nos identificamos profundamente. Ele traduz nossa valorização por compromissos concretos, mensuráveis e transformadores”, comenta o executivo.

“Os cinco anos do La Fabrique reafirmam o compromisso com o futuro. No BNP Paribas, acreditamos que a inovação e a sustentabilidade são forças inseparáveis para transformar negócios, enfrentar os grandes desafios do nosso tempo e deixar um legado positivo para o planeta e para as próximas gerações”, celebra Natália Lacerda Saturnino, superintendente de inovação do BNP Paribas no Brasil.

Completando as comemorações, o La Fabrique acaba de lançar a 9ª edição do La Fabrique Boost. Mantendo o formato de sucesso, as startups participantes terão acesso gratuito ao espaço por três meses, além de oportunidades de conexão com negócios parceiros e sessões de mentoria com executivos das cofundadoras. A lista de startups que integram a 9ª edição do La Fabrique Boost inclui: Acelera ESG, Destine Já, ESGNow, Infinito Mare, Inova Urbis, Mush, U-shar e Vai na Web3. “Nosso compromisso com a sustentabilidade está ainda mais presente nesta nova edição do programa de aceleração. Todas as startups selecionadas possuem conexão direta com esse tema e demonstram compromissos sólidos tanto com o desenvolvimento social quanto com a preservação ambiental. Essa sinergia com o nosso propósito é essencial para que possamos gerar impacto positivo de forma consistente e duradoura”, revela Coccoli.

Lunatic Monkey: case de sucesso

Um exemplo de sucesso do La Fabrique Boost é a startup Lunatic Monkey, uma plataforma de Customer Relationship Intelligence (CRI) que, com o apoio de inteligência artificial, registra automaticamente o histórico completo das conversas com clientes no WhatsApp, preenche essas informações no CRM e gera insights para decisões mais assertivas nas empresas. A startup alcançou avanços significativos em três frentes estratégicas durante o programa, incluindo a proteção de dados e conformidade com a LGPD, considerada essencial para a evolução por lidar com grandes volumes de dados sensíveis; a visão comercial para o varejo, com recebimento de provocações e insights valiosos sobre posicionamento e venda para grandes operações; e o fortalecimento da autoridade e posicionamento de marca, utilizando o selo de aceleração para aumentar a credibilidade junto ao mercado, investidores e parceiros.

O respaldo de grandes marcas envolvidas no hub foi fundamental para a Lunatic Monkey transmitir confiança ao mercado e aos investidores. As conexões criadas no programa viabilizaram Provas de Conceito (POCs) que fortaleceram a tese de negócio da startup e abriram caminho para o aporte recebido. Mesmo após o encerramento oficial do ciclo, a empresa continuou se relacionando com o La Fabrique, mantendo contato com mentores e iniciando testes práticos com o setor comercial. “A participação no La Fabrique Boost foi transformadora. O programa não só nos deu a credibilidade e o conhecimento técnico essencial em áreas como LGPD e estratégia comercial, mas também abriu as portas que levaram ao nosso primeiro aporte. O apoio do hub e as conexões que fizemos foram cruciais para validar nossa tese e nos preparar para o crescimento”, comenta Vinicius Angelini, CEO e Fundador da Lunatic Monkey.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Aldo Cargnelutti

Empresário e jornalista, Aldo Cargnelutti é editor na Rede Brasil Inovador. Estamos promovendo os ecossistemas de inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento econômico. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br